Proteínas E Rins- Vida Saudável

 
RIO DE JANEIRO - Sept. 6, 2021 - PRLog -- Ainda tem gente com receio de fazer um aporte maior de proteína na alimentação, exatamente por essa história, por um medo de vir a ter algum problema no funcionamento dos rins. E essa preocupação é frequente em Recife no dia a dia do nutrólogo (https://cardosoeavila.com.br/nutrologia/).

Primeiro vamos explicar um pouco sobre as proteínas. É um macronutriente essencial para a nossa saúde. São substâncias formadas por moléculas de aminoácidos ligadas entre si e são responsáveis por diversas funções no organismo. Não existe nenhum processo biológico em que uma proteína não esteja envolvida.

Só para citar algumas funções, atuam como enzimas, participam da contração muscular, fazem parte da formação da maioria dos hormônios, ajudam no transporte de oxigênio, estão envolvidas em partes estruturais como pele, unhas e cabelos... dentre várias outras funções e participações. Mas tem uma que todos sabem bem, que é ajudar a reconstruir as fibras musculares que sofrem micro lesões durante os treinamentos, ou seja, aceleram a recuperação dos músculos e participam do processo de hipertrofia.

O consumo diário, para cada pessoa, deve ser calculado de forma individual. Antes se falava em consumo de 0,8-1,2 gramas de proteína por kg de peso, mas hoje existem recomendações nutricionais que chegam a 2 gramas por quilo de peso. Consumos maiores podem sim ocorrer, mas para casos bem específicos, como no caso de atletas de alta performance e precisam estar acompanhados por nutrólogo.

Muita gente se pergunta se deve ou não suplementar proteína. O suplemento mais comum é o whey (a proteína isolada do soro do leite), mas existe também proteína da carne ou proteínas de origem vegetal. O whey é uma excelente fonte de proteína, de alo valor biológico e excelente biodisponibilidade, ou seja, muito bem absorvida. Agora, antes de pensar em suplementar proteína, seja ela qual for, é preciso avaliar alimentação. Quem consegue cumprir a prescrição proteica vinda da alimentação, não precisa se preocupar com a utilização de suplementos. Muitas vezes essa suplementação entra na programação por ser de rápido consumo e, como falei, pela própria qualidade protéica.

Visite https://cardosoeavila.com.br/nutrologia/ para obter detalhes

Contact
Company Name: Cardoso & Ávila
Website: Cardosoeavila.com.br
***@cardosoeavila.com.br
End
Email:***@cardosoeavila.com.br
Tags:Nutrologia
Industry:Medical
Location:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
ONE80/20 PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share