Xchange Propõe Regras Para Contratos de Produção da RTP

Produtora portuguesa pede processo rigoroso e transparente semelhante ao utilizado pela BBC
 
LISBON, Portugal - Oct. 29, 2013 - PRLog -- Lisboa, 28 de outubro de 2013 – No âmbito da Consulta Pública sobre o novo Contrato de Concessão da RTP, iniciativa iniciada a 17 de outubro, a produtora nacional independente Xchange entregou hoje, ao gabinete do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, uma proposta de alterações (http://cl.bme1.net/c/l?u=2E37217&e=3CB619&c=55CCB&t=0&l=897D9C2&email=0B8y7J4fQhau8XjyRmoVhTciHg%2FVbFy1).

A produtora propõe alterações que entende serem fulcrais para que a RTP se constitua como verdadeira promotora e reguladora do mercado do audiovisual, para além de impulsionar a criação e produção de conteúdos audiovisuais portugueses de excelência, na linha dos objetivos traçados pelo Ministro Poiares Maduro.

Para o efeito, a produtora pede que seja criado um processo de seleção e adjudicação de conteúdos justo, transparente e meritocrático, semelhante ao utilizado pela concessionária britânica BBC.

Sérgio Costa, diretor-geral da produtora, referiu que « a RTP não pode continuar a contratar na total obscuridade, sem justificar os critérios utilizados para escolher os programas e as produtoras, discriminando e excluindo umas, enquanto assina contratos milionários com outras, tudo isto usando dezenas de milhões de euros que, ano após ano, os contribuintes portugueses, por obrigação legal, lhe depositam nas mãos. A proposta feita pela Xchange é um primeiro passo para que a RTP seja levada a realizar um verdadeiro serviço público, pois, caso contrário, a RTP continuará a servir-se da liberdade de programação para escapar às suas obrigações e servir os interesses instituídos

A Xchange anunciou ainda que, no início do mês de novembro, irá lançar um site, com grande presença nas redes sociais, onde publicará todo o historial do caso que a opõe à RTP, bem como informações sobre as produtoras que a RTP contrata e o tipo de contratos que assina. Com esta iniciativa, a produtora pretende sensibilizar o grande público para a necessidade urgente de maior transparência e rigor no respeitante à contratação de produtoras por parte da RTP.

Sobre o caso Xchange-RTP

Tudo começou quando a RTP, no início de 2012, rejeitou um grande formato de entretenimento e solidariedade da produtora, sem que, até hoje, tenha dado justificações válidas para tal. A produtora reclamou e encontra-se há um ano e meio sem poder sequer apresentar propostas à RTP.

Após duas deliberações extremamente demoradas, a ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, prometeu uma “análise aprofundada da matéria que diz respeito à escolha da produção independente e verificação dos critérios utilizados” pela RTP, remetendo essa análise para as auditorias anuais.

A produtora não pretende esperar meses ou anos até que a ERC identifique e puna as práticas de abuso de poder, discriminação, má-fé e violação das obrigações de serviço público, das quais a RTP está acusada, esperando que a alteração do Contrato de Concessão seja um primeiro passo para cessar definitivamente estas práticas na relação com os produtores de conteúdos.

Caso pretenda mais informações sobre este tópico, por favor contate (+351) 961 193 460 ou através do e-mail geral@xchange.pt.

Contact
Xchange
***@xchange.pt
End
Source: » Follow
Email:***@xchange.pt
Posted By:***@xchange.pt Email Verified
Tags:XChange, Rtp, Erc, Televisao, Governo
Industry:Government, Television
Location:Lisbon - Lisbon - Portugal
Subject:Reports
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
Trending
Most Viewed
Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share