O Que É Mama Densa E Como Ela Pode Influenciar No Diagnóstico

 
SAO PAULO - Jan. 5, 2022 - PRLog -- Por Dra Marina Ávila

Mastologista - CRM 15737 / RQE 10870/10871

Você fez um exame e foi diagnosticada com mama densa? Você deve estar se perguntando o que significa isso.

O tecido mamário é composto de glândulas mamárias, ductos de leite, tecido de suporte, e tecido adiposo (tecido mamário não denso). Quando falamos que uma mama é densa, significa dizer que existe uma grande quantidade de tecido glandular visualizado em um exame de mamografia. Sim, esse diagnóstico, por definição, é mamográfico. Seu médico pode até achar que sua mama é densa, mas só saberemos disso após sua primeira mamografia.

Quando realizamos um exame de mamografia, podem aparecer duas cores predominantes: uma mais escura, e outra mais clara, de coloração branca. A cor mais escura corresponde à gordura e a mais clara representa a glândula mamária. A densidade da mama é a relação entre essas duas cores. Quanto mais glândulas forem aparentes na mamografia (quanto mais branca sua mama for nesse exame), mais densa ela é.

Pois bem. Os nódulos aparecem brancos também. Uma bola branca em uma tela branca não aparece bem, não é? Mas um ponto branco, mesmo pequeno, em uma tela escura vai ser visto facilmente. Agora você entendeu porque as mamas densas dificultam o rastreamento do câncer de mama, pois confundem o rastreio e a caracterização de lesões suspeitas, já que essas também aparecem brancas na mamografia. Já naquelas mamas onde predomina a gordura, a mamografia aparece mais escura, o que facilita a detecção de lesões em seu estágio inicial, pois existe maior contraste de densidades (gordura x lesão).

Cerca de metade das mulheres submetidas a mamografias têm mamas densas. A genética, fatores ambientais e reposição hormonal estão relacionados à densidade mamária.

O que podemos fazer no caso da detecção de mamas densas?

TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS DA MAMA

Na clínica Cardoso&Ávila, o atendimento em mastologia é feito pela Dra. Marina Ávila, que é extremamente comprometida com a saúde e o bem-estar da mulher, prezando por uma visão holística e completa da paciente, abordando diversos fatores que vão desde hereditariedade até o estilo de vida.

A seriedade e sensibilidade no diagnóstico, para o tratamento e prevenção das doenças da mama, são marcas registradas nesse atendimento.

Visite https://cardosoeavila.com.br/mastologia/ para obter detalhes.

Contact
Company Name: Cardoso & Ávila
Website: Cardosoeavila.com.br
***@cardosoeavila.com.br
End
Source: » Follow
Email:***@cardosoeavila.com.br
Tags:Cancer De Mama
Industry:Medical
Location:Sao Paulo - São Paulo - Brazil
Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
ONE80/20 News
Trending
Most Viewed
Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share