Ruptura Do Implante De Silicone É Uma Urgência?

 
SAO PAULO - Aug. 3, 2021 - PRLog -- A cirurgia de inserção de implantes é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo. Recentemente tem se falado bastante sobre possíveis efeitos colaterais e complicações à distância (não na mama em si), mas ainda estamos distantes de esclarecer bem essa questão.

No entanto, existem algumas complicações locais bem conhecidas da cirurgia, como a ruptura do implante. Nesse contexto de pandemia, onde cirurgias eletivas foram adiadas, muitas pacientes ficaram preocupadas com a urgência para substituir o implante e perguntam "Quanto tempo posso esperar, Dra.?"

TEMPO DE TROCA DO SILICONE APÓS RUPTURA

É importante entender que a literatura médica é escassa em nos dizer o tempo que podemos aguardar. Primeiro, existem próteses de gerações diferentes. Estamos atualmente na sexta geração de implantes. O material foi evoluindo com o passar do tempo. Antes as rupturas eram mais frequentes.

Existem dois tipos de rupturas. A intracapsular e a extracapsular.

A cápsula é um tecido cicatricial formado pelo nosso próprio corpo, como uma película envolvendo a prótese. Quando a prótese rompe, a cápsula pode estar íntegra (ruptura intracapsular) ou não (ruptura extracapsular, o silicone é encontrado fora dessa película, na glândula mamária e em outras estruturas como músculo ou linfonodos, por exemplo). Não existe ruptura extracapsular sem a intracapsular.

COMO IDENTIFICAR A RUPTURA DO SILICONE

Boa parte das rupturas é assintomática, identificada por exames de imagem de rotina. Quando a ruptura é intracapsular, a ressonância de mama é o exame mais fiel para diagnosticar.

A RUPTURA DO SILICONE É UMA URGÊNCIA OU NÃO?

Bom, a gente sabe que não é o ideal deixar a prótese que não está íntegra na mama. Existem relatos de silicone depositados em vários órgãos, sendo os linfonodos axilares um dos mais frequentes fora da mama. No entanto, não é uma cirurgia de urgência.

Um dos poucos estudos prospectivos a analisar isto foi publicado em 2004 com pacientes da Dinamarca. Nele foram acompanhadas 228 mulheres com rupturas intra e extracapsulares com ressonâncias realizadas em um intervalo de 2 anos. Não houveram diferenças em marcadores reumatológicos nem maiores repercussões clínicas.

Se você tem uma ruptura assintomática se programe para troca, mas não entre em desespero.

Visite https://cardosoeavila.com.br/ para obter detalhes.

Contact
Company Name: Cardoso & Ávila
Website: Cardosoeavila.com.br
***@fullseoonline.com
End
Email:***@fullseoonline.com
Tags:Dor na mama
Industry:Medical
Location:Sao Paulo - São Paulo - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
ONE80/20 PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share