Chega no Brasil a Iniciativa Global Thinking

Projeto busca aproximar jovens de 10 a 14 anos à lingua inglesa
By: The Michaelis Foundation for Global Education
 
RIO DE JANEIRO - Feb. 22, 2021 - PRLog -- Com 211,8 milhões de habitantes, o Brasil é o maior país tanto da América do Sul quanto da América Latina. No entanto, quando avaliado em relação à proficiência em inglês da sua população, o país não fica em primeiro lugar.

Apesar de ser uma língua universal, poucos brasileiros tem o contato com a língua inglesa. Uma pesquisa realizada pela British Council – ou Conselho Britânico em português – em 2019 evidenciou que apenas 5% dos brasileiros sabem se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% podem ser considerados fluentes no idioma. A realidade é que o país, em um ranking de 70 países, fica em 41º colocado.

No mercado de trabalho essa deficiência em uma segunda língua torna-se um grande obstáculo. Conforme estudo do site "Vagas.com", para tentar se enquadrar às qualificações básicas de empresas de nome no mercado, 51% dos candidatos em busca de uma nova oportunidade de emprego afirmam ter proficiência em inglês. No entanto, após teste, apenas 36% podem ser considerados avançados ou fluentes no idioma.

A falta de um programa híbrido, onde a fala e a escrita podem ser praticadas por meio de atividades lúdicas e desenvolvidas através do contato direto com nativos, é o maior empecilho do brasileiro. Dessa forma, numa tentativa de mudar o quadro enunciado e proporcionar maiores chances de uma educação bilíngue de qualidade, a Michaelis Foundation busca promover o contato dos brasileiros com a língua inglesa desde cedo através dos jovens.

Projetos ministrados pela organização, como o Science Days - uma espécie de feira de ciências itinerante voltada para o universo espacial - buscam aproximar os brasileiros às particularidades da língua de forma simples e eficiente. "Atuando como uma ponte facilitadora para o acesso ao ensino bilíngue, pretendemos transformar a vida de inúmeros brasileiros, abrindo portas para novos horizontes", afirmou Carla Michaelis, coordenadora do projeto.

Em 2021, a Fundação Michaelis com apoio da Editora Melhoramentos inicia o projeto Global Thinking, celebrando 170 anos do aniversário de Carolina Michaelis, filóloga, romanista e lexicógrafa alemã que dedicou sua vida a trabalhar em projetos como o dicionário Michaelis.

A iniciativa prevê a visita a escolas e comunidades, distribuição de 170 dicionários escolares Michaelis e atividades lúdicas bilíngue. No Brasil, em colaboração com parceiros regionais, está prevista a realização de atividades em 10 cidades brasileiras.

Luma Keily
Corresponde Internacional da MFGE (http://www.michaelisfoundation.org/)
End
Email:***@brazilflorida.org Email Verified
Tags:@EditoraMelhoramentos
Industry:Education
Location:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brazil
Subject:Projects
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share