Saude Bucal Londrina - O que é o Câncer de Boca?

Saude Bucal Londrina - O que é o Câncer de Boca? É um tumor que se origina do epitélio de superfície que recobre os tecidos bucais, e que tem grande capacidade de invadir os tecidos adjacentes, causando destruição, invasão e metástase.
By: Otimiza Brasil
 
 
Spread the Word
Listed Under

Tags:
Saude Bucal Londrina
Cancer De Boca

Industrys:
Advertising
Medical
Health

Location:
londrina - Paraná - Brazil

Dec. 3, 2010 - PRLog -- Saúde Bucal

O que é o Câncer de Boca?

O Câncer de boca geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, assoalho de língua, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. E também pedir ao seu dentista orientações sobre o auto-exame. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:

•   Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
•   Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
•   Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
•   Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
•   Dificuldade para mastigar ou para engolir;
•   Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
•   Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
•   Mudança na voz.


Mas como evitar o câncer bucal?
Se você não fuma nem masca tabaco, não comece a fazê-lo. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal. Em adultos jovens, este hábito pode retardar o crescimento e dificultar o desenvolvimento. Muitos fumantes afirmam não sentir mais o odor ou sabor tão bem como antes. O fumo também pode causar mau hálito e manchar os dentes.

Sua saúde bucal está em perigo cada vez que você acende um cigarro, um charuto ou um cachimbo. Com esta atitude, suas chances de desenvolver câncer na laringe, na boca, na garganta e no esôfago aumentam. Como muitas pessoas não notam ou simplesmente ignoram os sintomas iniciais, o câncer bucal muitas vezes se espalha antes de ser detectado.

O hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de se desenvolver o câncer bucal.

O melhor a se fazer é não fumar nem usar quaisquer outros produtos derivados do tabaco. Quando uma pessoa pára de usar esses produtos, mesmo depois de vários anos de consumo, o risco de contrair câncer bucal se reduz significativamente. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de câncer bucal. A combinação fumo/álcool torna esse risco ainda muito maior.


Como se trata o câncer bucal?
Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente.

Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia. É essencial entrar em contato com um profissional que esteja familiarizado com as mudanças produzidas na boca por essas terapias.


Que efeitos colaterais a radioterapia produz na boca?
Quando a radioterapia é usada na área de cabeça e pescoço, muitas pessoas experimentam irritação ou ressecamento da boca dificuldade de deglutir e perda do paladar. A radiação também aumenta o risco de cáries, por isso, é muito mais importante cuidar bem da boca e da garganta neste período.


Dia nacional de combate ao câncer
Pesquisa revela que células em volta da boca favorecem o crescimento de câncer bucal
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o ano de 2010 contabilizará 14.120 novos casos de câncer de boca, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres. De acordo com o Instituto, em 2007, a doença causou 6.064 mortes, acometendo 4.814 homens e 1.250 mulheres.

No mês do dia nacional de combate ao câncer, 27 de novembro, um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, desvenda  mecanismo da célula que favorece o crescimento do câncer bucal. A pesquisa revela que células normais denominados miofibroblastos, localizadas em volta de tumores de boca, produzem proteínas que favorecem o processo de invasão e proliferação da célula tumoral e, também, ajudam no crescimento do tumor. Estas células (miofibroblastos) desempenham um papel importante na reparação de feridas e em processos patológicos, incluindo fibroses e cânceres.

O câncer de boca é um tumor que se origina do epitélio de superfície que recobre os tecidos bucais, e que tem grande capacidade de invadir os tecidos adjacentes, causando destruição, invasão e metástase.

O estudo revelou por meio de ensaios, que utilizaram animais de laboratório (camundongos) que a presença dos miofibroblastos ao redor das células tumorais induzia a formação de tumores maiores nestes animais.


http://www.dentistalondrina.com







Otimizacao Sites: a Otimiza Brasil é uma empresa de marketing digital e realiza otimizacao de sites na internet (SEO), melhorando o posicionamento nos mecanismos de busca, colocando você na primeira pagina Google. Criamos sua rede de links na internet.
http://www.otimizabrasil.com
End
Email:***@gmail.com Email Verified
Tags:Saude Bucal Londrina, Cancer De Boca
Industry:Advertising, Medical, Health
Location:londrina - Paraná - Brazil
Account Email Address Verified     Disclaimer     Report Abuse
Otimiza Brasil LTDA PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share