Concentração do Transporte no Brasil

 
Aug. 3, 2015 - PRLog -- Concentração sem dúvida é uma palavra que nos remete à volume, aglomeração.

E quando falamos de aglomeração, falamos automaticamente de metrópole.

O Brasil tem hoje cerca de 15 metrópoles com mais de um milhão de habitantes, e somente São Paulo tem mais de 21 milhões e Rio de Janeiro, mais de 11 milhões.

Temos identificados 15 espaços urbanos metropolitanos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Campinas, Manaus, Vitória, Goiânia, Belém e Florianópolis, os quais, tendo características de concentração, polarização e integração.

Como esperado, o transporte urbano tende a acompanhar a linha de crescimento das metrópoles, concentrando seu desenvolvimento e integração nestas regiões de maior densidade populacional e poder econômico.

Assim, a rede viária e os transportes estão diretamente relacionados ao desenvolvimento econômico de uma região, uma metrópole. Quanto mais volumosa e desenvolvida é uma cidade, maior a necessidade de um sistema de transporte eficiente e inteligente para dar conta do fluxo de mercadorias, matéria-prima e claro, sua mão-de-obra, pessoas.

Os investimentos na infraestrutura urbana pretendem de forma ambiciosa no longo prazo substituir um sistema de circulação e construção de rodovias que acabou por afirmar o modelo de mobilidade urbana baseado na autolocomoção, principalmente das classes médias urbanas.

Atualmente são mais de 6 milhões de pessoas nas metrópoles brasileiras que ultrapassam cotidianamente as fronteiras municipais para deslocar-se entre o lugar de moradia e de trabalho. Apenas na metrópole de São Paulo são mais de 1,5 milhão de pessoas se deslocando cotidianamente entre municípios, além dos movimentos internos em cada um destes. Essa concentração de pessoas evidencia outro ponto crucial nos processos de reorganização interna das metrópoles: condições de mobilidade urbana e meios de transporte, número de automóveis, tempo de deslocamento.

Na maioria das grandes metrópoles brasileiras, é crescente o número de pessoas leva cada vez mais tempo em seus deslocamentos diários entre casa e local de trabalho.

Para aqueles que utilizam o transporte público, exigem deslocamentos cada vez mais distantes, baldeações e trocas intermunicipais.

As grandes metrópoles onde se concentram o transporte no Brasil sabem da urgência em realizar investimentos expressivos e constantes no modelo de transporte coletivo, desta forma, o que evitará em poucos anos, o temido apagão do transporte urbano.

Mais do que a aumento da eficiência econômica, a mobilidade urbana no Brasil provocaria também a esperada diminuição das desigualdades sociais.

Com a chegada dos megaeventos ao Brasil, e no Rio de Janeiro, vive-se uma onda de otimismo não só na economia carioca, mas também sobre novas perspectivas da mobilidade ur­bana e investimentos, capazes de tornar a cidade mais eficiente, segura, confor­tável e sustentável.

Assim, estes investimentos em mobilidade devem ser frequentes e naturalmente deverão se expandir para outras regiões. Além da boa qualidade no deslocamento de cada destino, prima-se pelo planejamento eficiente do transporte, que nos levará a tão sonhada mobilidade urbana sustentável.

Desde de 2012, a GOAL SYSTEMS está atuante no Brasil com amplo portfólio de soluções inteligentes para transporte, recentemente instalou sua filial Brasil na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Como em outras cidades brasileiras, a metrópole do Rio de Janeiro está prestes a receber o maior volu­me de recursos de sua história para investir em polí­ticas de mobilidade e em excelência no transporte, do qual a GOAL se orgulha em poder contribuir.

www.goalsystems.com
End
Source: » Follow
Email:***@goalsystems.com
Posted By:***@goalsystems.com Email Verified
Tags:Planning, Transport, Transpublico
Industry:Software, Transportation
Location:São Paulo - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
GOAL SYSTEMS News
Trending
Most Viewed
Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share