Instituto Goethe promove mesa-redonda e lançamento do clássico 'As Cantatas de Bach'

Clássico de Alfred Dürr será lançado na quarta-feira, 25 de fevereiro, às 19h, em mesa-redonda com Claudia Dornbusch, Stéfano Paschoal, Marcos da Cunha Lopes Virmond e José Fernando Perez, com moderação do jornalista Irineu Perpétuo.
By: Pluricom
 
SAO PAULO - Feb. 19, 2015 - PRLog -- Apaixonante. Variada. Única. Não é por acaso que a obra de Johann Sebastian Bach (1685-1750) é considerada um dos maiores monumentos da música ocidental. Sua qualidade e influência simbolizam a síntese do barroco ao ponto de, nos livros de história, o fim desse período ser estabelecido a partir do ano de sua morte, em 1750. O célebre músico alemão compôs mais de mil obras em quase todos os gêneros praticados no século XVIII, inclusive as suas célebres cantatas. Estas foram analisadas por diversos especialistas, como o alemão Alfred Dürr (1918-2011). Dentre seus muitos estudos sobre Bach, um dos destaques é o já consagrado As Cantatas de Bach, que agora chega ao Brasil após cinco anos de empenho da Edusc (Editora da Universidade do Sagrado Coração) em traduzir mais de mil páginas em alemão (a versão brasileira ficou com 1.406 páginas). A tradução foi feita pelos doutores em língua alemã Claudia Sibylle Dornbusch e Stefano Paschoal, com revisão técnica do doutor em música Marcos da Cunha Lopes Virmond.

O estudo é iniciado com o panorama da história e da evolução das cantatas bachianas, suas formas e problemas textuais. Para o autor do prefácio, José Fernando Perez, a obra de Alfred Dürr aborda em detalhe cada uma dessas cantatas. “Ele apresenta o contexto histórico da composição, o texto de cada movimento cantado, estuda a relação do texto com o evento a que se refere à peça e discute a estrutura musical”, explica. “É, sem dúvida, a grande referência para o conjunto dessa obra.”

Sobre o autor – Alfred Dürr (1918-2011) nasceu em Berlim-Charlottenburg, estudou música e filologia clássica, atuando no Instituto Johann Sebastian Bach, em Göttingen, de 1951 a 1983. Publicou, entre outras, edições críticas das obras de Bach (Neue Bach Ausgab) e de seus contemporâneos, além de obras voltadas a questões cronológicas da obra vocal do referido compositor. Pela editora Bärenreiter, publicou também a obra Johann Sebastian Bach: O Cravo Bem Temperado (Série Introduções Bärenreiter).

Sobre os tradutores e especialistas – Claudia Sibylle Dornbusch possui mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela USP, onde é docente desde 1987. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura em diálogo com o cinema, a pintura, a fotografia; intermedialidade, interculturalidade.

Stefano Paschoal possui mestrado e doutorado em Letras, área de concentração Língua e Literatura Alemã. Atualmente, é professor adjunto do ILEEL, da Universidade Federal de Uberlândia, e ministra aulas nos cursos de Tradução (Bacharelado) e Letras (Licenciatura). Seus trabalhos versam, na maioria, sobre poéticas alemãs do século XVII e cultivo da língua, bem como a recuperação dos diálogos de poéticas renascentistas e barrocas com a Antiguidade Clássica.

Marcos da Cunha Lopes Virmond possui graduação em Música pela USC-Bauru e doutorado em Música pela Unicamp. Atua como docente e pesquisador na área da música.  Além disso, é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutor em Bases Gerais da Cirurgia.

José Fernando Perez foi professor Titular do Instituto de Física da USP até 2004 e diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 1993-2005.

Sobre o moderador do debate - Irineu Franco Perpétuo é jornalista, colaborador da revista Concerto, do jornal Folha de S.Paulo e jurado do concurso de música como o Prelúdio, da TV Cultura. Dá palestras nos concertos internacionais da Sociedade de Cultura Artística e nas óperas do Teatro Municipal de São Paulo. Co-autor, com Alexandre Pavan, de Populares & Eruditos (Editora Invenção, 2001), e autor de Cyro Pereira – Maestro (DBA Editora, 2005) e dos audiolivrosHistória da Música Clássica (Livro Falante, 2008), Alma Brasileira: A Trajetória de Villa-Lobos (Livro Falante, 2011) e Chopin: O Poeta do Piano (Livro Falante, 2012). Publicou, pela Editora Globo, a tradução, diretamente do russo, de dois livros de A. S. Púchkin: Pequenas Tragédias (2006) e Boris Godunov (2007). Traduziu diretamente do russo os livros Memórias de Um Caçador (Editora 34), de Ivan Turguêniev, e Vida e Destino (Editora Alfaguara), de Vassili Grossman. ca da USP até 2004 e diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 1993-2005.

Título: As Cantatas de Bach (http://www.livrariacultura.com.br/p/as-cantatas-de-bach-4...)
Autor: Alfred Dürr
Tradução: Claudia Sibylle Dornbusch, Stefano Paschoal
Revisão técnica: Marcos da Cunha Lopes Virmond
Número de páginas: 1.406
Formato: 16 x 23 cm
Preço promocional para 2015: R$ 100,00
ISBN: 978-85-7460-403-9

Mesa-redonda e lançamento de As Cantatas de Bach em São Paulo

Data: Quarta-feira, 25 de fevereiro, às 19h
Local:  Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Confira aqui (http://www.goethe.de/ins/br/sap/ver/pt13180466v.htm) o site do evento
End
Source:Pluricom
Email:***@pluricom.com.br Email Verified
Tags:Bach, Cantatas
Industry:Books, Music
Location:Sao Paulo - São Paulo - Brazil
Subject:Events
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
Pluricom Comunicação Integrada News
Trending
Most Viewed
Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share