Como surgiu a comunicação visual

Conheça um pouco da história da comunicação visual. Entenda como surgiu e por que a comunicação visual é tão importante para o ser humano.
By: Visual Print Adesivos
 
Oct. 27, 2014 - PRLog -- Falamos muito aqui sobre a importância da comunicação visual para uma empresa e maneiras de fazer e inovar neste quesito. Mas como será que tudo isso surgiu e qual é a origem da comunicação visual?

Comunicar é informar, transmitir uma mensagem. Seja utilizando palavras, sons ou imagens. Na comunicação visual, o foco é transmitir a mensagem através de imagens. Para que haja comunicação, é preciso existir um emissor, o meio de comunicação ou o canal (que leva a mensagem) e receptores.

Com a comunicação visual, nós transmitimos ou comunicamos o nosso pensamento através de uma linguagem gráfica a que se dá o nome de signos visuais, que são os instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir a sua mensagem.

O homem se comunica desde sempre e das mais variadas maneiras. Embora a linguagem verbal seja um dos códigos mais eficazes, ela não tem um caráter universal, pois cada população tem sua própria língua.

Aí é que entra a comunicação visual: existem representações gráficas que são compreendidas igualmente no mundo inteiro, como os sinais de trânsito.

E esse tipo de comunicação vem lá da pré-história, quando os 'homens das cavernas' utilizavam pintura rupestre e faziam esculturas representando animais que iriam caçar, por exemplo.

Muito antes da descoberta da imprensa, havia cartazes feitos à mão. Só em 1480 surge o cartaz impresso, quando era possível fazer várias cópias de uma mesma mensagem. Os cartazes tinham diversas funções: anunciar produtos e, posteriormente, divulgar cultura e assuntos de caráter social e político. Já naquela época, um conjunto de regras era levado em conta para atrair o olhar do observador imediatamente.

Atualmente, a comunicação visual abrange campos muito diferentes, como a pintura, o desenho, a fotografia, a televisão e a internet.

A imagem se tornou uma grande forma de comunicação e os limites para experimentar, tanto no sentido de linguagem quanto de material aplicado, são infinitos.

Mais Informações

Visual Print Adesivos

Telefone: +55 (11) 3807-7275

contato@visualprintadesivos.com.br

http://www.visualprintadesivos.com.br/
End
Source:Visual Print Adesivos
Email:***@visualprintadesivos.com.br
Industry:Home
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
emarket PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share