Importância do mapeamento sonoro em projetos acústicos

Mapeamento sonoro é etapa essencial na elaboração de projetos acústicos. Saiba como é feito e qual a importância do mapeamento em projetos acústicos.
By: Amplitude Acústica
 
Oct. 1, 2014 - PRLog -- Um dos passos mais importantes na elaboração de projetos acústicos é realizar um mapeamento sonoro da região da construção. Seja na cidade ou no campo, sempre haverá algum tipo de ruído com o qual se preocupar; de passarinhos e cachorros a carros e alto falantes.

Num mundo ideal, as cidades já seriam pensadas de modo a garantir melhor desempenho acústico dos edifícios e, assim, reduzir custos com janelas e esquadrias cada vez mais robustas. Entretanto, este não é o caso na maioria das vezes, e projetos acústicos devem surgir a partir de um bom conhecimento prévio da região. Isso pode ser feito por meio de medições acústicas na região ou com a elaboração de mapas sonoros, método mais completo e complexo.

Os mapas sonoros são feitos com a ajuda de cartografia e simulações de computador, além de softwares que simulam o impacto das diversas fontes de ruído no novo empreendimento. Eles podem ser realizados em diferentes escalas, desde pequenos quarteirões até cidades inteiras.

Geralmente, são feitos da seguinte forma: a partir da análise das principais fontes emissoras de ruído, determinam-se o número e a distribuição dos pontos de medição na região onde o edifício será construído, assim como horários e duração da coleta de dados. Em seguida, os dados sobre os níveis de pressão sonora são coletados conforme o planejamento.

A medição deve ser feita de acordo com procedimentos padronizados, por isso a importância da presença de técnicos ou especialistas em acústica. Essas informações são transferidas para o computador e, então, consolidadas em um mapa acústico. Um software de simulação combina as informações do mapa acústico e do projeto de edificação, determinando os impactos que as fontes de ruídos poderão ter.

Com base nas informações recolhidas e analisadas no mapeamento sonoro, os projetos acústicos podem ser adaptados ou modificados, deixando a construção mais eficiente e protegida acusticamente.

Mais Informações

Amplitude Acústica

Telefone: +55 (41) 3379-2258

amplitude@amplitudeacustica.com.br

http://www.amplitudeacustica.com.br/
End
Source:Amplitude Acústica
Email:***@amplitudeacustica.com.br
Tags:Isolamento Acustico, Projetos Acústicos, Tratamento Acústico
Industry:Services
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
emarket PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share