Vencedor do Prêmio Nobel de Economia acredita em bolha no Brasil

 
CURITIBA, Brazil - Jan. 31, 2014 - PRLog -- O economista estadunidense, Robert Shiller, vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2013, suspeita que o Brasil possa estar vivenciando uma bolha imobiliária. Para ele, apesar de afirmar não conhecer muito bem o mercado imobiliário (http://www.portaisimobiliarios.com.br/blog/category/mercado/) brasileiro, o aumento dos preços dos imóveis nos últimos cinco anos não é natural. A valorização em algumas cidades ficou acima dos 200%.

Para Shiller, o Brasil deve evitar a inflação dos preços dos imóveis (http://www.imoveisguaratuba.com/) com as seguintes ações: investimento em transporte coletivo de qualidade e a implantação de escolas nos novos bairros das grandes cidades. Vale lembrar que a bolha imobiliária foi um dos fatores responsáveis pela crise econômica nos Estados Unidos a partir de 2008.

Em resposta, o diretor de habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Teotonio Rezende, afirma que “o mercado imobiliário brasileiro é muito diferente do americano”. Lembrando que a CEF é responsável por mais de 70% dos financiamentos imobiliários no Brasil. Atualmente, a taxa de inadimplência é de apenas 1,5%.

Também vale a pena lembrar o artigo “Coisas que levei um tempo para apreender: o termo “bolha” no mercado imobiliário (http://www.portaisimobiliarios.com.br/blog/coisas-que-lev...)”, que apresenta informações de um estudo da Fundação Getúlio Vargas sobre a “bolha” no Brasil.

De acordo com o artigo mencionado: “O estudo aponta que no Brasil, o aumento dos preços dos imóveis foram ocasionados por condições naturais e peculiares da economia do país, e não exclusivamente pela ação dos investidores, portanto é uma elevação condizente ao mercado. “A demanda no ramo imobiliário não supre a oferta, devido ao tempo que se leva para construir novos empreendimentos e, por isso, o resultado é o encarecimento dos imóveis”.

A respeito das previsões futuras, o texto é bem claro: “... a análise indica que, em caso de não haver “bolhas”, fato de que deve se consumar, os preços irão consolidar-se, uma situação sem constantes aumentos, ou seja, uma padronização dos preços”.

William Cruz - Colunista do PortaisImobiliários.com.br (http://www.portaisimobiliarios.com.br/) uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guaratuba (http://www.imoveisguaratuba.com/) | imóveisGuaratuba.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.
End
Source: » Follow
Email:***@sistemasparaweb.com.br Email Verified
Tags:Pr Mio Nobel, Economista, Bolha Imobiliaria
Industry:Real Estate
Location:Curitiba - Paraná - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
POW INTERNET PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share