Greve Dos Correios Impulsiona Movimento Da RPost No Brasil

Empresas usam mais o Email Registrado para não perderem prazos de entrega de documentos como cobranças e comunicações relativas a contratos
By: RPost
 
Sept. 22, 2011 - PRLog -- A paralisação pelo correio nas entregas de correspondência com prazo garantido - tais como o Sedex e o Sedex 10 - e o grande atraso previsto para as correspondências comuns e registradas - por conta da greve deflagrada nesta última terça-feira (13/09), está ocasionando um acréscimo de 35% no tráfego diário de documentos brasileiros através do sistema da empresa norte-americana RPost.

Proprietária da patente internacional do serviço de EMail Registrado, a RPost está prevendo encerrar o mês de setembro com um volume adicional cerca de 30% superior ao do mês de Agosto.

De acordo com Fernando Neves, presidente da RPost no Brasil, as paralisações dos Correios vêm provocando movimentos semelhantes por vários anos consecutivos, desde que a empresa se instalou no País, com o sistema de Email Registrado atraindo principalmente o tráfego de documentos como faturas, comunicações extra-judiciais, confirmações de pagamento e comunicados relacionados a confirmação e cancelamento de contratos de compra de produtos e serviços.  

“A greve é especialmente crítica para empresas que utilizam comunicações sensíveis a prazo e que dependem de comprovação de recebimento por parte dos destinatários para garantir sua efetividade jurídica”, assinala Fernando Neves.

Segundo ele, a utilização do e-mail comum é insuficiente nestes casos, pois mesmo podendo comprovar o seu envio em data compatível com o exigido, as empresas não dispõem de contraprovas para o recebimento da comunicação e muito menos de seu conteúdo. Estes elementos são indispensáveis no caso de haver uma demanda judicial.

Com a tecnologia de EMail Registrado da RPost, empresas que bilhetam serviços para grandes massas de clientes ou assinantes conseguem cumprir os requisitos de entrega de suas cobranças e, assim, evitar os prejuízos decorrentes de atrasos que são gerados em função da greve dos correios.

“A tendência é que muitas empresas substituam o formato impresso, enviado por correio, pelo formato eletrônico que, além da rapidez e da total compatibilidade jurídica ainda apresentam custo bastante inferior ao do meio físico”, afirma o diretor. Isto sem contar nos aspectos ecológicos da solução eletrônica.

O EMail Registrado é cerca de 50% mais barato que uma carta registrada e apresenta todos os requisitos locais e internacionais de acreditação jurídica, o que permite autenticar as mensagens na origem. Todos os aspectos da comunicação, como a autoria, o conteúdo, a data, hora de envio e recebimento são autenticados e assinalados com carimbo digital de tempo baseado no horário mundial utilizado pela Internet.

Após a entrega do documento é gerado um protocolo eletrônico, que é uma espécie de AR digital, na forma de um Recibo Registrado. Cria-se assim: a evidência eletrônica do envio e do recebimento do e-mail, que pode ser obtido a qualquer instante pelo remetente, incluindo-se aí uma imagem inviolável da correspondência e de seu conteúdo originalmente transmitido.

Para utilizar o sistema, o usuário não necessita de qualquer tipo de intervenção em sua estrutura de TI e o modelo de tarifação é exclusivamente pelo volume de correspondências trafegadas no sistema. No Brasil, o sistema da RPost é também empregado por um grande número de factorings, empresas de crédito e cobrança, bancos e instituições financeiras, prestadoras de serviços e entidades como a OAB-SP.

Na avaliação de Fernando Neves, se a greve dos correios se prolongar pelo próximo mês, o movimento de outubro deverá ser o maior da empresa até agora no Brasil.

“Quanto mais longo o tempo de indisponibilidade dos serviços dos Correios, maior é a adesão ao sistema da RPost como medida preventiva das empresas”, completa o executivo.
End
Source:RPost
Email:***@socialradius.com Email Verified
Tags:Email, Registrado, Rpost, Brasil, Greve, Correios, Documentos, Internet
Industry:Software
Location:Sao Paulo - São Paulo - Brazil
Account Email Address Verified     Account Phone Number Verified     Disclaimer     Report Abuse
Social Radius PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share