Orbirt Office - Websites para empresas que valorizam o design.

A Orbit Office é uma empresa voltada a projetos otimizados e estratégicos em comunicação visual, foca seus serviços nas áreas de design e principalmente websites personalizados para empresas que valorizam sua imagem.
By: Orbit Office
 
April 13, 2011 - PRLog -- Planejamento de Web Sites

Hoje em dia, qualquer pessoa faz um website. A diferença é que um profissional, quando cria um website, faz todo um planejamento antes de começar a criar.

Antes de qualquer outro ato, é necessário saber quais são os objetivos do projeto. Temos vários objetivos a analisar como, o objetivo do negócio quais são seus objetivos com este website? o que ele faz? porquê ele faz? Pra quem ele faz? Esta seria uma visão de negócios do projeto. Já os objetivos específicos, devem ser questionado, onde se pretende chegar com este projeto? porquê? As informações são bem detalhadas neste ponto,  pois servem como metas a serem atingidas.Logo vem o objetivo de comunicação: o que pretende comunicar com este projeto? Para quem e como pretende fazê-lo? Este objetivo analisa as formas como será a comunicação com o(s) publico(S)-alvo(s).

Objetivos de Resultados: o que é esperado em relação a números? Defina os objetivos de cadastros, ou de vendas, ou orbit office de opt-ins nos mailings.

Para cada tipo de público alvo (afinal um projeto pode ter diversos grupos de público alvo), detalhe a atuação deste público, descreva seus costumes, hábitos on-line, marcas de referência, tempo de navegação.

Para fazer o estudo do público alvo, use e abuse das informações na web, mas seja criterioso a ponto de distinguir aquelas informações que não aparentam ter uma base muito sólida. Uma ótima fonte de informações e dados é o site www.nic.br

Quando terminar de definir cada público alvo, crie uma tabela e liste quais os objetivos em relação a cada público. Coloque-se no lugar dele e defina uma pontuação indicando qual a importância que aquele item tem para o público e depois inverta, coloque a pontuação que aquele item tem de importancia para você. Esta tabela serve para que você fixe os objetivos em relação ao público e não se desvie tanto deles.

É extremamente fundamental ver o que a concorrência está fazendo. Entre nos sites concorrentes do seu projeto. Faça uma análise criteriosa sobre os pontos fortes e pontos fracos, diferenciais, novidades, etc. Crie uma tabela comparativa e pontue de 1 a 5 cada concorrente em cada aspecto, seja criterioso e realista neste ponto. Analise pontos como usabilidade, orbit office, organização, clareza, layout, custo, popularidade, sofisticação, etc.

Esta tabela permite que você veja quais são os pontos fracos e fortes de cada concorrente, e assim visualizar áreas onde você pode investir fortemente para se diferenciar dos concorrentes.

Após estudar os objetivos, o público alvo e a concorrência, vamos estruturar os processos de negócio. É importante definir o macro processo, ou seja, um processo resumido do negócio, apenas para ter uma visualização rápida e geral de como este funciona.

Cada ação do macro-processo gera um micro-processo. Nesta fase é detalhado através de fluxograma todos os processos do projeto, permitindo ao desenvolvedor/programador que saiba orientar-se visualmente de forma clara e simples, orbit office além da importância de manter tudo documentado. Sites para empresas.

Para o micro-processo, pode-se utilizar uma ferramenta como o Visio, ou até mesmo o powerpoint. Ambos possuem os símbolos necessários para tal trabalho. Caso tenha dúvida neste ponto, você também pode consultar alguns materiais na web sobre Arquitetura da Informação.

Finalizado os processos, vamos começar a estruturar o layout. Para começar, pense nas cores que pretende utilizar no site, documente estas cores, colocando o padrão RGB e CMYK. É interessante reproduzir o orbit office webdesign degradê destas cores e alguns tons alternativos também. Procure sempre utilizar cores primarias com complementares e que produzam um contraste, como azul e laranja por exemplo.

Quando selecionar as cores, fica ai uma dica legal, pegue algumas imagens que tem a ver com o negócio, imagens que poderiam ser usadas no site, e brinque um pouco, faça faixas nas cores escolhidas sobre as imagens, sobreponha, webdesign, coloque um pouco de transparência, degradê, analise a impressão que fica, assim terá uma idéia se as cores ficarão bem no projeto.

Depois de selecionar as cores, faça os wireframes, que são como "esqueletos" da página. Faça um nível de detalhamento que permite ao desenvolvedor saber o que você quer em websites cada parte da tela, coloque as medidas em pixels também. Não é necessário criar um wireframe para cada página caso elas sejam idênticas, utilize-os como modelos de layout.

Após definir os wireframes, defina a tipologia do site, ou seja, o estudo das fontes e caracteres. Defina qual será a fonte padrão e o tamanho padrão.

# # #

A Orbit Office é uma empresa voltada a projetos otimizados e estratégicos em comunicação visual, foca seus serviços nas áreas de design e principalmente webdesign, personalizando e planejando sites para sua empresa.
End
Orbit Office Webdesign PRs
Trending News
Most Viewed
Top Daily News



Like PRLog?
9K2K1K
Click to Share